top of page

LEIA

19 de abr. de 2023

Você já reparou nesse detalhe na camisa da Holanda?

Se não percebeu, essa cor não está em nenhum lugar da bandeira deles.

por

Pedro Brienza

O ESTÁDIO MAIS H0STIL DO BRASIL SE CHAMA SÃO JANUÁRIO?
01:42
COMO ESSA TORCIDA INC3NDIOU O ESTÁDIO DO RIVAL
03:36
VOCÊ LEMBRA A HISTÓRIA DESSE TÍTULO QUASE IMPOSSÍVEL NA EURO?
04:14
POR QUE AINDA EXISTEM ESTADUAIS NO BRASIL
06:30
POR QUE ESSA ATITUDE DO KLOPP DEIXOU TODO MUNDO EMOCIONADO
03:52
ESSA TR3TA DO MESSI QUASE ACABOU COM UM SUPER TIME DO BARCELONA
04:06
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM A SELEÇÃO BRASILEIRA?
05:41
VOCÊ LEMBRA DESSAS TRETAS MARCANTES ENTRES IRMÃOS?
13:02
ESSAS SÃO AS VINGANÇAS MAIS ICÔNICAS DO FUTEBOL?
09:24
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM O SANTA CRUZ?
04:44
FOI ASSIM QUE ESSA TRANSMISSÃO ENGANOU DUAS TORCIDAS
04:37
É POR ISSO QUE O SÃO PAULO TÁ SENDO CHAMADO DE 'O MAIS POPULAR'
13:27

Em 1974, Johan Cruyff, Rinus Michels e companhia mudaram para sempre como o mundo olhava para Holanda em Copas do Mundo. O país, que já encantava pelo futebol do Ajax, a partir dali, ficou conhecido como a “Laranja Mecânica”, berço do futebol total. E o apelido que fazia referência à mecânica de um relógio em perfeita sintonia e precisão também citava a cor das camisas laranjas que dominaram o campo.


Se você prestar atenção na bandeira dos Países Baixos, no entanto, vai perceber que a cor que marcou o mundo e a seleção não faz parte do símbolo nacional. Um padrão diferente de outros países tradicionais em Copas como o Brasil, a Argentina e a França, por exemplo.



Acontece que, assim como a maioria dos países europeus, o território onde hoje é a Holanda passou por diversas guerras entre famílias reais. Lá no século XV, uma família, os tais dos Nassau-Orange, estava começando a se espalhar pela Europa casando e brigando entre si, até que um deles, o Guilherme Nassau-Orange, resolveu juntar os povos que moravam na região para lutar na Guerra dos 80 anos, que culminou, enfim, na Independência dos Países Baixos.


Por isso, para o lado deles da história, o Guilherme é um herói de guerra, e usava na sua armadura as cores azul, branco e laranja em homenagem ao sobrenome da família dele - em português orange significa laranja.



Essa história é tão famosa lá que um cara da família dele é Rei dos Países Baixos até hoje e também se chama Guilherme. Além disso, a bandeira da Holanda era para ser nas mesmas cores da armadura do Guilherme I, mas, na época, o laranja quando envelhecia desbotava e ficava parecendo vermelho, então eles mantiveram assim.


Já a Federação Real Neerlandesa de Futebol, que tem até Real na sigla, só foi fundada na era moderna, em 1889, quando esse problema da tinta não era mais uma questão, e resolveu fazer a homenagem completa com a camisa laranjona mesmo.



As guerras europeias de pré-formação das identidades nacionais são parte importante da história e da sociedade de muitos países até hoje, e a Holanda não foi a única a refletir isso na cor da camisa da sua seleção de futebol, mas essa já é outra história.



ASSISTA

bottom of page