top of page

LEIA

23 de jan. de 2021

Saca só a história por trás do escudo mítico do Ajax

Esse texto faz parte da série Emblemáticos, que conta as histórias por trás dos principais símbolos futebolísticos do mundo.

por

Fernanda Lima

O ESTÁDIO MAIS H0STIL DO BRASIL SE CHAMA SÃO JANUÁRIO?
01:42
COMO ESSA TORCIDA INC3NDIOU O ESTÁDIO DO RIVAL
03:36
VOCÊ LEMBRA A HISTÓRIA DESSE TÍTULO QUASE IMPOSSÍVEL NA EURO?
04:14
POR QUE AINDA EXISTEM ESTADUAIS NO BRASIL
06:30
POR QUE ESSA ATITUDE DO KLOPP DEIXOU TODO MUNDO EMOCIONADO
03:52
ESSA TR3TA DO MESSI QUASE ACABOU COM UM SUPER TIME DO BARCELONA
04:06
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM A SELEÇÃO BRASILEIRA?
05:41
VOCÊ LEMBRA DESSAS TRETAS MARCANTES ENTRES IRMÃOS?
13:02
ESSAS SÃO AS VINGANÇAS MAIS ICÔNICAS DO FUTEBOL?
09:24
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM O SANTA CRUZ?
04:44
FOI ASSIM QUE ESSA TRANSMISSÃO ENGANOU DUAS TORCIDAS
04:37
É POR ISSO QUE O SÃO PAULO TÁ SENDO CHAMADO DE 'O MAIS POPULAR'
13:27

Se você acompanhou a Champions League na temporada 18/19 deve ter se impressionado com as atuações espetaculares do Ajax. Os jovens daquele time, com estilo de jogo bonito e eficiente, conquistaram a simpatia de torcedores e ajudaram a recolocar o nome e o emblemático escudo do clube entre os mais falados do futebol. E a história de sucesso dos Godenzonen (filhos dos deuses) é bem longa.


Criado em 1900, o Ajax tem raízes na mitologia. O nome do clube foi inspirado no herói grego Ájax, o Grande, reconhecido por sua destreza e coragem na Guerra da Tróia. Nos primeiros anos, a homenagem direta à figura mítica ficou só no nome mesmo. O personagem principal do distintivo era um jogador com a camisa do clube chutando uma bola.


REPRODUÇÃO: PASSIONE MAGLIE

Pouco mais de uma década depois, as primeiras alterações aconteceram por causa de uma regra do campeonato nacional. Na época, duas equipes não podiam ter uniformes com modelos e cores semelhantes e, se ocorresse uma situação assim, cabia ao clube mais novo trocar. Foi exatamente esse o caso do Ajax que, como o Sparta Rotterdam, vestia uma camisa listrada vermelha e branca. O clube da capital, fundado depois, foi obrigado a mudar e optou por usar calções brancos e retirar as listras da camisa, adotando a tão famosa faixa vertical central - a inspiração veio de um clube da cidade que tinha fechado as portas -. O jogador em destaque no escudo apareceu com o novo uniforme e o clube aproveitou para atualizar outros elementos.


REPRODUÇÃO: LOGOS-WORLD

No final dos anos 20, uma mudança drástica que tornaria o emblema um dos mais famosos e singulares do futebol. A imagem do herói apareceu desenhado meio realisticamente; junto a ela, apenas o último nome (e mais conhecido) do clube e um brasão pequeno com as cores originais da instituição. O Ajax usou esse distintivo por incríveis 63 anos.


REPRODUÇÃO: LOGOS-WORLD

A última modificação aconteceu em 1991 e tem um detalhe curioso nele: o herói Ájax foi desenhado com apenas 11 linhas para representar os 11 jogadores em campo. Pode contar, se quiser...


REPRODUÇÃO: TORCEDORES

Se inspirando na força e coragem do guerreiro, a trajetória vitoriosa dos Godenzonen começou a ser escrita no país e no continente. Até agora são 34 títulos de Campeonato Holandês e 19 de Copa da Holanda – para orgulho dos torcedores, o Ajax é o único clube a ter 3 estrelas em cima do escudo para representar as mais de 30 conquistas do Nacional.


Na Europa, as gerações revolucionárias e super talentosas de Cruyff, na década de 70, e de Seedorf, Davids, de Boer e companhia, nos anos 90, encantaram o planeta e encheram a sala de troféus do clube: foram 4 Ligas dos Campeões, 2 Mundiais, 1 Copa da UEFA, 3 Supercopas da UEFA e algumas outras taças pelo caminho.


FOTO: GETTY IMAGES. REPRODUÇÃO: GOAL

Depois da era vitoriosa construída por esses caras, o Ajax passou um tempo em baixa nas competições internacionais. A torcida fanática, lembrando dos tempos de glória e carente de protagonismo fora do seu território, continuou apoiando e viveu um sonho com a campanha espetacular que levou o clube à semifinal da Champions, em 2018. O final, no entanto, não lembrou em nada os momentos felizes de outras épocas. Dentro de casa, a eliminação na semifinal veio dos pés do brasileiro Lucas no último minuto de jogo.


Mesmo assim, as grandes atuações nas noites europeias de futebol mostraram como o escudo do Ajax é poderoso e carrega mais histórias do que se pode imaginar.


FOTO: GETTY IMAGES. REPRODUÇÃO: ESPN

*O Ajax da década de 90 era base da talentosa e controversa Seleção Holandesa. Falamos sobre isso no episódio 2 do Raro Efeito, nosso podcast. Ouça aqui.

ASSISTA

bottom of page