top of page

LEIA

16 de mar. de 2024

Por que essa torcida levou um tanque de guerra pra Champions League

A torcida do Estrela Vermelha conseguiu chegar da maneira mais inusitada a uma partida de futebol

por

PELEJA

O ESTÁDIO MAIS H0STIL DO BRASIL SE CHAMA SÃO JANUÁRIO?
01:42
COMO ESSA TORCIDA INC3NDIOU O ESTÁDIO DO RIVAL
03:36
VOCÊ LEMBRA A HISTÓRIA DESSE TÍTULO QUASE IMPOSSÍVEL NA EURO?
04:14
POR QUE AINDA EXISTEM ESTADUAIS NO BRASIL
06:30
POR QUE ESSA ATITUDE DO KLOPP DEIXOU TODO MUNDO EMOCIONADO
03:52
ESSA TR3TA DO MESSI QUASE ACABOU COM UM SUPER TIME DO BARCELONA
04:06
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM A SELEÇÃO BRASILEIRA?
05:41
VOCÊ LEMBRA DESSAS TRETAS MARCANTES ENTRES IRMÃOS?
13:02
ESSAS SÃO AS VINGANÇAS MAIS ICÔNICAS DO FUTEBOL?
09:24
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM O SANTA CRUZ?
04:44
FOI ASSIM QUE ESSA TRANSMISSÃO ENGANOU DUAS TORCIDAS
04:37
É POR ISSO QUE O SÃO PAULO TÁ SENDO CHAMADO DE 'O MAIS POPULAR'
13:27

Alguns chegam de metrô. Os que podem, vão de carro. E, claro, tem sempre a caravana chegando de ônibus. Mas você com certeza nunca viu torcida alguma chegando a um estádio com um tanque de guerra. Esse caso bizarro tem explicação e causou tensão no leste europeu. 


Antes de chegarmos ao tanque polêmico, entenda que o Estrela Vermelha, da Sérvia, sempre gerou debates no futebol mundial por contar com uma torcida que se posiciona com ênfase sobre certas questões políticas. Uma dessas questões é a dissolução da Iugoslávia na década de 90. O país deixou de existir para, com o tempo, ir desmembrando novas nações. Só que tudo isso banhado a muito sangue gerado pela guerra. Alguns povos se odeiam até hoje - entre eles, Sérvios e croatas. 


Os ultras do Estrela Vermelha são conhecidos como “O Exército do Norte” e já chegaram a enaltecer o vilarejo de Vukovar durante um jogo de basquete. O local foi bombardeado por forças aéreas sérvias no início do conflito entre Sérvia e Croácia, a partir de 1991. Apesar de 25 anos da independência dos croatas, a tensão entre os vizinhos nunca deixou de existir.


Nas fases iniciais classificatórias da Champions League 2019, os mesmos ultras chegaram ao estádio simplesmente ao lado de um tanque de guerra soviético, da época do conflito com os croatas. O veículo foi reformado e ganhou as cores e o escudo do clube, no jogo de volta contra o Young Boys, da Suíça. Mas você deve estar se perguntando: o que tem a ver um tanque de guerra antes de um jogo contra um clube suíço?


Foto: REUTERS/Marko Djurica

Na partida de ida, alguns torcedores sérvios que moram na Croácia foram a um bar acompanhar o jogo do Estrela Vermelha. Na ocasião, croatas encapuzados entraram no local e espancaram os sérvios. A emboscada revoltou boa parte da torcida do Estrela Vermelha que, como resposta, estacionou em frente ao seu portão de acesso um tanque usado em conflitos com os croatas.


Muita gente que foi ao jogo tirou foto e apreciou a presença do tanque de guerra. Mas as autoridades croatas ficaram revoltadas, e chegaram a pedir à UEFA uma punição ao Estrela Vermelha. O jornal esportivo sérvio Blic fez uma enquete para saber o que os próprios torcedores do clube acharam. A opção mais votada foi “Senti tristeza”.


Os Ultras e o clube se defendem alegando que o tanque de guerra foi inspecionado antes do jogo para garantir que não houvesse perigo aos demais torcedores. Outro argumento é que um dos lemas da torcida enaltece: “A máquina do Estrela Vermelha”, e que está sempre pronta para guerra.


Foto: Reprodução

O Estrela Vermelha conseguiu a classificação nessa partida, e muitos já dizem que o tanque de guerra deu sorte. Ninguém foi punido, e o clube sérvio acabou caindo no grupo de Bayern e Tottenham. Azar ou obra dos deuses do futebol? De qualquer forma, é bom alemães e ingleses ficarem atentos quando forem jogar ao Marakana, nome do estádio do Estrela Vermelha dado em homenagem ao nosso Maracanã.




ASSISTA

bottom of page