top of page

LEIA

24 de fev. de 2023

O que quer LeBron James com o soccer?

Um dos maiores nomes da história do basquete e dono do Liverpool, LeBron vem acenando pro futebol, e não é de hoje.

por

Renan Lima

Como a política acabou com a Ligue 1 na França
12:56
Por que é impossível tirar o Vasco da favela | BAIRROS #01
09:37
ESSE FOI O REBAIXAMENTO MAIS ABSURDO QUE VOCÊ NÃO VIU
11:50
POR DENTRO DA TORCIDA MAIS REGGAE DO MUNDO
13:35
POR QUE ESSE SOM NA TORCIDA DO VITÓRIA É DIFERENTE DE TUDO QUE VOCÊ JÁ VIU
11:03
POR QUE É PROIBIDO TOCAR FUNK NA TORCIDA DO PAYSANDU
15:06
É POR ISSO QUE O KROSS NUNCA MUDA DE CHUTEIRA
04:37
POR QUE AUTORIDADES SUGEREM M4C0NHA EM VEZ DE ÁLCO0L NA EURO 2024
03:02
ESSA FOI A HOMENAGEM MAIS EMOCIONANTE DO FUTEBOL EM VIDA
04:22
É POR ISSO QUE ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O VAR NA INGLATERRA
05:09
POR QUE ESSES JOGADORES FRANCESES ODEIAM A EXTR3MA DIREITA
04:12
POR QUE ESSE GESTO DA TURQUIA NA EURO É TÃO POLÊMICO
06:54

O futebol e o basquete parecem cada vez mais interligados. Seja pelo patrocínio da marca do Michael Jordan nos uniformes do Paris Saint-Germain e nas chuteiras dos jogadores, seja pela presença e envolvimento de boleiros em jogos, eventos e ações da NBA mundo afora. Se você olhar com atenção, vai ver como dois dos esportes mais populares do mundo têm se misturado dentro e fora das quatro linhas do campo e da quadra. E as figuras mais simbólicas de cada um deles não escapariam disso.



LeBron James, camisa 6 do Los Angeles Lakers e um dos maiores, senão “o maior” de todos os tempos, tem mostrado uma afeição crescente em relação ao futebol, ou melhor, ao soccer, como é chamado nos Estados Unidos. O King James, aos 38 anos, acabou de quebrar o recorde sagrado da NBA de jogador com mais pontos marcados na história da liga e provou, mais uma vez, ser um super atleta. Mas não é só dentro das quadras que ele se destaca.


REPRODUÇÃO

Além de um jogador icônico, é também um super empresário. Ano passado, ele alcançou o posto de primeiro jogador de basquete em atividade a se tornar bilionário, e, veja só, uma parte disso vem dos seus investimentos no esporte jogado com a bola nos pés.


Isso porque o LeBron é acionista minoritário do Liverpool, um dos gigantes do futebol inglês. A relação do astro da NBA com os Reds começou em 2011, quando ele adquiriu 2% do clube por cerca de 6,5 milhões de dólares. Anos depois, essa fatia se tornou 1% da Fenway Sports Group, empresa que comprou o clube e passou a ter todos os direitos do clube, e vale mais de 100 milhões de dólares.


REPRODUÇÃO

Mais do que ver seu investimento ser multiplicado em cerca de 16 vezes, LeBron quer fazer com o Liverpool mais ou menos o que a Jordan Brand fez com o PSG. Ou seja, explorar o poder da sua imagem para lançar linhas de produtos e coleções em colaboração com o clube inglês para impulsionar mutuamente os seus valores de mercado. Um exemplo recente disso foi o tênis “LFC x LeBron XX Trainer” que o próprio rei estreou em janeiro de 2023. No dia 9 de fevereiro, foi revelada a coleção completa “Liverpool FC x LeBron”, com direito a moletom, agasalho, jersey de basquete e até um terceiro uniforme oficial de jogo do Liverpool.


REPRODUÇÃO

Se você ficou interessado, pode adquirir o tênis exclusivo no site dos Reds por uma bagatela de 200 euros (mais de R$ 1.200) ou entrar na pré-venda do uniforme alternativo por 75 euros (cerca de R$ 480). É um pontapé inicial de uma parceria que tem planos ambiciosos de catapultar o valor de mercado do Liverpool e consequentemente da Fenway Sports Group. E como o grupo já deixou claro que tem o interesse de um dia adquirir uma franquia da NBA, essa pode ser uma das peças do quebra-cabeças que LeBron James está juntando para um dia finalmente comandar por completo um time da liga americana.


ASSISTA

bottom of page