top of page

LEIA

19 de jan. de 2023

O protagonismo das torcidas organizadas nas manifestações políticas brasileiras em fotos

“Paz entre as torcidas, guerra aos senhores”: em mais uma prova de que futebol e política se misturam, torcidas organizadas se uniram nas ruas de São Paulo para protestar pela democracia.

por

Fernanda Lima

ESSE FOI O REBAIXAMENTO MAIS ABSURDO QUE VOCÊ NÃO VIU
11:50
POR DENTRO DA TORCIDA MAIS REGGAE DO MUNDO
13:35
POR QUE ESSE SOM NA TORCIDA DO VITÓRIA É DIFERENTE DE TUDO QUE VOCÊ JÁ VIU
11:03
POR QUE É PROIBIDO TOCAR FUNK NA TORCIDA DO PAYSANDU
15:06
É POR ISSO QUE O KROSS NUNCA MUDA DE CHUTEIRA
04:37
POR QUE AUTORIDADES SUGEREM M4C0NHA EM VEZ DE ÁLCO0L NA EURO 2024
03:02
ESSA FOI A HOMENAGEM MAIS EMOCIONANTE DO FUTEBOL EM VIDA
04:22
É POR ISSO QUE ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O VAR NA INGLATERRA
05:09
POR QUE ESSES JOGADORES FRANCESES ODEIAM A EXTR3MA DIREITA
04:12
POR QUE ESSE GESTO DA TURQUIA NA EURO É TÃO POLÊMICO
06:54
POR QUE OS TORCEDORES JOVENS DA INGLATERRA ESTÃO VICIADOS EM PORR4DA
09:43
POR QUE O MORATA É TÃO CRITICADO NA ESPANHA
06:17

Tempos antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil, em outubro de 2022, o cenário político brasileiro já era puro caos. Com posições alinhadas à extrema-direita, o então presidente Jair Bolsonaro, vencedor das eleições de 2018, criou um verdadeiro exército que o apoia e repete, ininterruptamente, os seus argumentos sobre a necessidade de defender a religião, a família, a pátria e a liberdade da ameaça do comunismo que, segundo eles, será implantado no país pelo novo governo.


Em meio aos bloqueios de rodovias e acampamentos em frente aos quartéis do Exército em várias cidades, ameaças, tentativas de atentados a posse do novo presidente e invasão das sedes dos três poderes, em Brasília, um grupo específico se destacou e tem sido reconhecido nas redes sociais pelo seu enfrentamento e contenção dos atos terroristas: a polícia as torcidas organizadas de clubes de futebol.


Além de se juntarem e marcharem com suas bandeiras, em uma união histórica, nas manifestações contra as políticas de Jair Bolsonaro durante a pandemia, as torcidas organizadas de vários clubes, principalmente a Galoucura, do Atlético-MG e a Gaviões da Fiel, do Corinthians, desfizeram os bloqueios bolsonaristas nas rodovias e liberaram o trânsito para geral, chamando atenção pela organização e pela agilidade, duas características que se mostraram deficitárias nas polícias estaduais.


Historicamente marginalizadas e odiadas pelas polícias - e também por parte da população -, as torcidas organizadas escancaram as profundas relações do futebol com assuntos políticos (que tantos insistem em negar) e, pelo menos por enquanto e para muita gente, são as novas referências em enfrentamento a grupos autoritários. Nas manifestações de 09/01, um dia depois dos atos terroristas nas sedes dos três poderes, era grande a expectativa para a presença das torcidas nas ruas, e foi para ver isso de perto que o PELEJA, junto com o @fielnacena, colou na Paulista no protesto que rolou lá. Se liga nas melhores fotos:


@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA


@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA

@FIELNACENA

Além das fotos, o PELEJA também produziu um conteúdo em vídeo sobre o assunto, veja:



O clima político de tensão e os ânimos acirrados provavelmente se estenderão por mais algum tempo, e as torcidas organizadas, em um caminho aparentemente sem volta, continuarão mostrando que sim, dá pra se discutir futebol e política.


ASSISTA

bottom of page