top of page

LEIA

12 de out. de 2020

O detalhe emocionante no escudo do Liverpool

Esse texto faz parte da série Emblemáticos, que conta as histórias por trás dos principais símbolos futebolísticos do mundo.

por

Fernanda Lima

É POR ISSO QUE O KROSS NUNCA MUDA DE CHUTEIRA
04:37
POR QUE AUTORIDADES SUGEREM M4C0NHA EM VEZ DE ÁLCO0L NA EURO 2024
03:02
ESSA FOI A HOMENAGEM MAIS EMOCIONANTE DO FUTEBOL EM VIDA
04:22
É POR ISSO QUE ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O VAR NA INGLATERRA
05:09
POR QUE ESSES JOGADORES FRANCESES ODEIAM A EXTR3MA DIREITA
04:12
POR QUE ESSE GESTO DA TURQUIA NA EURO É TÃO POLÊMICO
06:54
POR QUE OS TORCEDORES JOVENS DA INGLATERRA ESTÃO VICIADOS EM PORR4DA
09:43
POR QUE O MORATA É TÃO CRITICADO NA ESPANHA
06:17
ESSA FOI A COPA AMÉRICA MAIS DESASTROSA DA HISTÓRIA
05:04
O ESTÁDIO MAIS H0STIL DO BRASIL SE CHAMA SÃO JANUÁRIO?
01:42
COMO ESSA TORCIDA INC3NDIOU O ESTÁDIO DO RIVAL
03:36
VOCÊ LEMBRA A HISTÓRIA DESSE TÍTULO QUASE IMPOSSÍVEL NA EURO?
04:14

Oescudo do Liverpool, gigante inglês e atual campeão da Premier League, é cheio de referências à sua cidade de origem e à história do clube. Desde a fundação, em 1892, os Reds mudaram de distintivo algumas vezes:


EVOLUÇÃO DOS ESCUDOS DO LIVERPOOL. REPRODUÇÃO: GLOBAL SOCCER

Primeiro, usaram o mesmo brasão da cidade por quase 60 anos; depois, passou a utilizar apenas o pássaro e as iniciais do nome Liverpool Football Club.


O Liver Bird, famoso corvo-marinho que representa a cidade e o time, pode ser visto em prédios e em algumas das camisas mais conhecidas do clube. Ele foi inspirado na águia do brasão de armas do Rei João da Inglaterra, quem assinou a carta de fundação da cidade, mas, reza a lenda que esse pássaro não existe de verdade, visto que após a Guerra Civil do século XVII, a imagem da ave original foi perdida e o responsável por recriá-la fez uma parecida com as que podiam ser vistas no porto local. Mesmo assim, a figura é tida como grande símbolo da cidade.


LIVER BIRDS NO TOPO DO ROYAL LIVER BUILDING. REPRODUÇÃO: LIVERPOOL ECHO

LIVERBIRD NA CAMISA DO LIVERPOOL. FOTO: REUTERS/K. PFAFFENBACH

No escudo comemorativo de 1992, o Shankly Gates, nome de um dos portões do estádio de Anfield, aparece pela primeira vez junto com a faixa com o ano de fundação e o do centenário. O nome é uma homenagem a Bill Shankly, técnicos vitorioso que trabalhou no clube por 15 anos (1959 a 1974) - Shankly, inclusive, foi quem sugeriu que o uniforme do clube fosse todo vermelho.


O TRADICIONAL SHANKLY GATES EM ANFIELD. FOTO: PAUL MADDEN

A frase "You’ll never walk alone" (você nunca caminhará sozinho), trecho de uma música composta para o musical Carousel, em 1945, e que a torcida adotou em 1960, também é exibida de forma inédita no emblema.


Na temporada seguinte, além de uma alteração na faixa, que passou a ter só o ano de fundação, duas chamas foram acrescentadas nas laterais para homenagear os 96 torcedores mortos na tragédia de Hillsborough durante um jogo, em 1989. Se quiser saber mais sobre o que aconteceu no dia que marcou para sempre o time e o futebol inglês, assista a esse episódio do Radar PELEJA.


CHAMAS NA ÚLTIMA VERSÃO DO ESCUDO. REPRODUÇÃO: LIVERPOOL

Apesar dos dois escudos serem reconhecidos por torcedores de futebol pelo mundo, a ave é o símbolo oficial usado nos uniformes desde a temporada 2012/2013.


O que não mudou foi o mascote do clube, que não foge das tradições e também é um pássaro, mas representado de forma infantil e nomeado, claro, como Liverbird.


LIVERBIRD, MASCOTE DO LIVERPOOL. REPRODUÇÃO: PREMIER LEAGUE BRASIL

Todos esses elementos do escudo podem ser vistos nas bandeiras na Spion Kop do Liverpool, arquibancada íngreme onde ficam seus torcedores mais animados. O nome da arquibancada é outro a ter um significado histórico: sua origem é de uma alta montanha na África do Sul onde soldados britânicos lutaram durate a Segunda Guerra dos Bôeres.


É lá, na Spion Kop, que o "You'll never walk alone" começa quando os jogadores entram em campo, no intervalo e/ou após as partidas. A Kop dos Reds é uma das mais famosas do mundo por conseguir transformar o clima do estádio e amedrontar os adversários.


THE SPION KOP, A PARTE MAIS ANIMADA DE ANFIELD. FOTO: REX FEATURES/REPRODUÇÃO: MIRROR

TORCEDORES DO LIVERPOOL NA PARTE EXTERNA DA SPION KOP. FOTO: OLI SCARFF/AFP

Essa característica festeira da torcida é de longa data e resiste às mudanças de comportamento dos torcedores ingleses nas últimas décadas. Em Anfield, "You'll never walk alone" nunca é só uma letra de música.


ASSISTA

bottom of page