top of page

LEIA

13 de out. de 2023

Kaoru Mitoma: o jogador que foi para a universidade estudar sobre drible

Um dos principais jogadores da Premier League só fez o primeiro jogo como profissional aos 22, quando terminou a faculdade.

por

Cinthia Guimarães

É POR ISSO QUE O KROSS NUNCA MUDA DE CHUTEIRA
04:37
POR QUE AUTORIDADES SUGEREM M4C0NHA EM VEZ DE ÁLCO0L NA EURO 2024
03:02
ESSA FOI A HOMENAGEM MAIS EMOCIONANTE DO FUTEBOL EM VIDA
04:22
É POR ISSO QUE ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O VAR NA INGLATERRA
05:09
POR QUE ESSES JOGADORES FRANCESES ODEIAM A EXTR3MA DIREITA
04:12
POR QUE ESSE GESTO DA TURQUIA NA EURO É TÃO POLÊMICO
06:54
POR QUE OS TORCEDORES JOVENS DA INGLATERRA ESTÃO VICIADOS EM PORR4DA
09:43
POR QUE O MORATA É TÃO CRITICADO NA ESPANHA
06:17
ESSA FOI A COPA AMÉRICA MAIS DESASTROSA DA HISTÓRIA
05:04
O ESTÁDIO MAIS H0STIL DO BRASIL SE CHAMA SÃO JANUÁRIO?
01:42
COMO ESSA TORCIDA INC3NDIOU O ESTÁDIO DO RIVAL
03:36
VOCÊ LEMBRA A HISTÓRIA DESSE TÍTULO QUASE IMPOSSÍVEL NA EURO?
04:14

Ojovem japonês Kaoru Mitoma é um dos destaques da Premier League, protagonismo que já sustentava desde mais novo nas categorias de base do Kawasaki Frontale, um dos maiores times do Japão. Aos 18 anos de idade, ele quando dividir seu tempo entre treinar e ir para a universidade.


Na época, Mitoma justificou sua divisão de foco pelo desejo de cursar Educação Física na Universidade de Tsukuba, onde teria os melhores professores, nutricionistas, preparadores físicos e estudiosos de todo o país na área. Ainda com o intuito de jogar futebol profissionalmente, ele continuou vinculado à base do clube como estagiário. Nesse tempo, deu início aos seus estudos relacionados a dribles - uma de suas principais características desde a infância.


MITOMA JOGANDO PELO KAWASAKI FRONTALE. FOTO: KOKI NAGAHAMA / GEKISAKA

O objetivo de desenvolver o projeto também era para conseguir aumentar sua capacidade de driblar adversários, e para isso ele estudou seu próprio corpo durante meses. Nos treinos, Kaoru mantinha uma GoPro em sua cabeça e uma outra câmera de apoio, filmando todas as suas fintas e movimentos de corpo para analisar minuciosamente o que o zagueiro do time adversário fazia e poderia fazer após sua ação.


Em entrevista ao site da Federação de Futebol do Japão, Koido Masaaki - professor que o ajudou - comentou sobre o estilo de jogo dele e como o atacante se desenvolveu para se tornar profissional:


"Era tudo uma questão de intuição de jogo, então quase não falava nada. Ele não era um grande artilheiro durante seu tempo na universidade. Acho que ele ainda estava experimentando muitas coisas. Tive a impressão de que não estava tão interessado em fazer gols como está agora e estava mais focado em driblar os adversários à sua frente."


KAROU MITOMA CONTRA A CROÁCIA NA COPA DO MUNDO DE 2022. FOTO: REPRODUÇAO

Com as imagens da GoPro e da outra câmera, que se direcionava unicamente para a bola, seus estudos identificaram que o segredo para um drible bem-sucedido é mudar o centro de gravidade do adversário.


"Tenho consciência em mudar o centro de gravidade do oponente. Se eu conseguir mover o corpo do adversário, eu ganho."


Mitoma escreveu em sua tese que está guardada no Laboratório da Universidade de Tsukuba e é constantemente acessada por atletas da instituição.


"Na universidade, não só minha força aumentou, mas minha velocidade também. Minhas habilidades eram bastante altas quando eu era mais jovem, mas eu não era do tipo que aproveitava minha velocidade para passar à frente dos outros como sou agora. Acho que consegui usá-lo bem. O poder do meu drible característico dobrou", explicou para o site japonês Sports Graphics Number Web.


Com 21 anos, após finalizar e publicar sua tese, ele voltou para o antigo clube e assinou seu primeiro contrato profissional. Sua estreia se deu no ano seguinte, quando também se firmou no time titular e marcou 18 gols em 37 partidas. O jovem jogador ainda passou a fazer parte da Seleção Japonesa, integrando o time que disputou os Jogos Olímpicos de 2020 - ele marcou um gol na decisão da medalha de bronze contra o México - e também a Copa do Mundo de 2022.


MITOMA COMEMORANDO GOL PELO BRIGHTON. FOTO: REPRODUÇAO

Atualmente, Mitoma joga no Brighton desde a temporada passada - o clube está se destacando na Premier League pelo estilo de jogo e bons resultados - quando foi transferido do Kawasaki Frontale por 3 milhões de euros. Desde então, Kaoru se tornou um dos principais nomes da competição e foi um dos protagonistas na campanha que levou o clube à sua primeira competição europeia.


ASSISTA

bottom of page