top of page

LEIA

25 de abr. de 2024

Como os 100 anos de Umbro ajudam a contar a história do futebol mundial

A marca que veste ídolos do futebol há um século esteve presente em momentos inesquecíveis

por

Pedro Brienza

O ESTÁDIO MAIS H0STIL DO BRASIL SE CHAMA SÃO JANUÁRIO?
01:42
COMO ESSA TORCIDA INC3NDIOU O ESTÁDIO DO RIVAL
03:36
VOCÊ LEMBRA A HISTÓRIA DESSE TÍTULO QUASE IMPOSSÍVEL NA EURO?
04:14
POR QUE AINDA EXISTEM ESTADUAIS NO BRASIL
06:30
POR QUE ESSA ATITUDE DO KLOPP DEIXOU TODO MUNDO EMOCIONADO
03:52
ESSA TR3TA DO MESSI QUASE ACABOU COM UM SUPER TIME DO BARCELONA
04:06
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM A SELEÇÃO BRASILEIRA?
05:41
VOCÊ LEMBRA DESSAS TRETAS MARCANTES ENTRES IRMÃOS?
13:02
ESSAS SÃO AS VINGANÇAS MAIS ICÔNICAS DO FUTEBOL?
09:24
QUE P#RRA TÁ ACONTECENDO COM O SANTA CRUZ?
04:44
FOI ASSIM QUE ESSA TRANSMISSÃO ENGANOU DUAS TORCIDAS
04:37
É POR ISSO QUE O SÃO PAULO TÁ SENDO CHAMADO DE 'O MAIS POPULAR'
13:27

Poucas pessoas puderam acompanhar a evolução secular do futebol. Desde a formação dos primeiros clubes ainda no século XIX até se tornar o esporte mais assistido do mundo, muita coisa aconteceu. Histórias foram contadas, heróis nasceram e morreram, e grandes torcidas se formaram até se tornarem grandes comunidades. Mas um elemento em comum em diversos desses momentos foi o diamante da Umbro, que de alguma maneira, desde que o futebol profissional precisou se equipar, estava lá. 


FA Cup de 1934


Só 10 anos após a sua fundação, a Umbro já era considerada a grande fornecedora de material esportivo na Inglaterra, vestindo as duas equipes que disputaram a decisão da Copa mais importante do país  –  uma delas sendo o Manchester City. Parte dessa história apareceu no episódio 10 do Essa Camisa Tem História, do PELEJA, olha só:



Copa do Mundo de 1966


A torcida canta “Football is Coming Home” há algumas décadas, mas quando o futebol esteve pela única vez nas mãos dos britânicos foi na Copa de 1966, quando não só a Inglaterra campeã vestia Umbro, mas também 15 das 16 equipes que disputaram o torneio.


Copa do Mundo de 70


Considerado o melhor conjunto nacional de todos os tempos, o time de Pelé, Rivelino e Jairzinho encantou o mundo no México vestindo Umbro, mudou para sempre a história do futebol e a forma como ele é jogado. 


Camisas da Seleção Brasileira de 1970 expostas no Museu do Futebol, em São Paulo.

O hype dos anos 90


É praticamente impossível pensar em camisas estilosas na década de 90 e não lembrar de modelos Umbro. Entre eles estão a icônica camisa com marca d’água da Seleção campeã de 94, o clássico kit da seleção inglesa na Euro de 96 e, claro, a eterna camisa negra do Manchester United, eternizada pelo gênio cheio de atitude Eric Cantona  – todas elas com seus episódios especiais no Essa Camisa Tem História, mas com menção honrosa para o Raro Efeito, experiência em áudio sobre tudo que rolou em 94 no Brasil no contexto daquela conquista. Vale muito colocar o fone de ouvido e escutar:



A chuteira do chute impossível


Seria absurdo fechar esse texto sem lembrar de Roberto Carlos usando sua Umbro Speciali e desafiando a física em 1997. Em um chute a princípio inexplicável, com a parte de fora do pé, ele conseguiu que a bola fizesse uma curva contornando por fora da barreira, entrando para a história com uma das imagens mais impressionantes do futebol. A finalização virou até objeto de estudo na área da física e um episódio especial do Radar PELEJA:



Chegando a 100 anos de idade, a Umbro é até hoje uma das marcas mais presentes no futebol mundial, com um carinho especial pelo Brasil, sendo parceira em 2024 de clubes como Athletico, Avaí, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport.




ASSISTA

bottom of page