
“Werder Bremen é Bundesliga, se é Bundesliga, então está em casa”, disse Paulo Cypa, coordenador da Vila Olímpica do Vidigal e professor responsável pela escolinha de futebol do morro. Ele se referia ao comentário de um dos alunos de sua turma quando um torcedor do clube alemão se prontificou a ajudar o projeto e comentou que torcia pelo time de Bremen.

Paulo Cypa, coordenador da Vila Olímpica do Vidigal e professor de futebol.
foto: Daniel Lupo/PELEJA
Diferente da maioria das crianças do Rio, esse aluno conhece a tabela atual da Bundesliga e até o nome de algumas estrelas que atuam por lá. E ele não é o único: boa parte das crianças do projeto comandado por Cypa tem na ponta da língua nomes de jogadores como Harry Kane, Florian Wirtz e Marco Reus — que, embora não atue mais, marcou época no Borussia Dortmund.
O motivo disso é o projeto Common Ground, que promoveu a reforma de quadras em várias partes do mundo para incentivar as comunidades a integrar o futebol na rotina de crianças e adolescentes. No Morro do Vidigal, a reforma das quadras veio acompanhada do apoio ao projeto social e à escola de futebol: “O lado social da Bundesliga está falando mais alto. Eles não medem esforços para agradar as crianças daqui”, comentou Cypa. “Nós somos ciumentos. A parceria aqui no Brasil é só com o Vidigal, e essa exclusividade criou uma ligação tão forte com essa molecada daqui que hoje eles também torcem para o Bayern, para o Borussia, para o Stuttgart. Todas as comunidades são bem-vindas para vir aqui, mas essa parceria oficial é só aqui, por gentileza”, completou.

Crianças posam em nova quadra do Vidigal apoiado por Bundesliga.
foto: Divulgação/Bundesliga
A interação das crianças surpreendeu até algumas das lendas convidadas para o evento que marcou a reinauguração da quadra com a nova pintura. Nomes como Diego Ribas, Zé Roberto, Lúcio e Grafite estiveram presentes no Vidigal e, além de atenderem à imprensa, também brincaram com grupos contemplados pelo projeto. Mesmo que não reconhecessem Grafite por conta do conflito de gerações, as crianças sabiam quem ele era e o associavam ao Wolfsburg, por causa da camisa que vestia, clube no qual brilhou e foi artilheiro em 2007.

Grafite (esq.), Diego Ribas (centro) e Magno Navarro falam para imprensa em evento do Common Ground.
foto: Divulgação/Bundesliga
Para os próximos passos, o organizador do projeto quer conseguir mais interação dos clubes com a comunidades e além de ter a parceria da liga, poder contar também com o apoio de alguns dos favoritos das crianças: “imagina uma escolinha de futebol do Bayern de Munique aqui no Vidigal? Se só pela camisa a molecada fica maluca, uma estrutura dessa por aqui seria um sonho."