top of page

LEIA

14 de mar. de 2024

A razão de Virgil não usar o sobrenome na camisa

Se um dia você encontrar o zagueiro do Liverpool, nunca o chame pelo sobrenome "van Dijk".

por

PELEJA

É POR ISSO QUE O KROSS NUNCA MUDA DE CHUTEIRA
04:37
POR QUE AUTORIDADES SUGEREM M4C0NHA EM VEZ DE ÁLCO0L NA EURO 2024
03:02
ESSA FOI A HOMENAGEM MAIS EMOCIONANTE DO FUTEBOL EM VIDA
04:22
É POR ISSO QUE ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O VAR NA INGLATERRA
05:09
POR QUE ESSES JOGADORES FRANCESES ODEIAM A EXTR3MA DIREITA
04:12
POR QUE ESSE GESTO DA TURQUIA NA EURO É TÃO POLÊMICO
06:54
POR QUE OS TORCEDORES JOVENS DA INGLATERRA ESTÃO VICIADOS EM PORR4DA
09:43
POR QUE O MORATA É TÃO CRITICADO NA ESPANHA
06:17
ESSA FOI A COPA AMÉRICA MAIS DESASTROSA DA HISTÓRIA
05:04
O ESTÁDIO MAIS H0STIL DO BRASIL SE CHAMA SÃO JANUÁRIO?
01:42
COMO ESSA TORCIDA INC3NDIOU O ESTÁDIO DO RIVAL
03:36
VOCÊ LEMBRA A HISTÓRIA DESSE TÍTULO QUASE IMPOSSÍVEL NA EURO?
04:14

O Brasil é um dos únicos países do mundo onde jogadores usam o nome ou o apelido na camisa em vez do sobrenome. Se formos tomar como exemplo a Premier League, fica ainda mais difícil encontrar alguém que esteja com o primeiro nome nas costas. Uma das exceções é o holandês van Dijk. Ou melhor, o Virgil. E o motivo é pra se respeitar. No texto de hoje, te contamos por que um dos maiores jogadores da atualidade nega o próprio sobrenome.


Virgil assinou o contrato com o Liverpool em 2018. Foto: Reprodução.

Janeiro de 2018. Os torcedores do Liverpool ficaram eufóricos com a chegada de um zagueiro que prometia resolver problemas na defesa dos Reds. A empolgação foi tanta, que muitos compraram camisas antes do lançamento oficial e personalizaram com o sobrenome “van Dijk”. Mas queimaram largada. O jogador pediu ao clube que lançasse sua camisa com seu primeiro nome estampado. Muitos pensaram que Virgil quis apenas se diferenciar como uma maneira de fortalecer sua imagem ou marketing pessoal. Meses depois, seu tio deu uma entrevista esclarecendo tudo.


Durante sua infância e adolescência, o holandês viu seu pai brigar com sua mãe e virar as costas para a família. Apenas sua mãe o apoiou nos momentos mais tensos de sua carreira e, quando a situação apertava, nem notícia do seu pai.


“O pai rompeu com Virgil, a mãe e outros 3 filhos. Fica difícil perdoar.” Steven Fo Sieeuw - The Sun


O pai levava Virgil aos jogos e aos treinos durante a infância, mas segundo o Steven, a mãe foi quem desempenhou o papel principal na educação do filho. Foto: arquivo pessoal.

Assim, quando Virgil começou a fazer sucesso na sua carreira, decidiu que não daria visibilidade ao pai, já que condiciona seus momentos de glória à criação e garra de sua mãe. Como o zagueiro não foi batizado com sobrenome algum da mãe, não teve dúvidas: adotou na camisa seu primeiro nome.


“Já que o pai não esteve por perto durante os anos de luta, ele decide valorizar a mãe”, completou o tio.


Hellen Fo Siefuw, mãe e grande inspiração de Virgil. Foto: Reprodução.

O defensor, aliás , passou por momentos turbulentos envolvendo até sua saúde anos antes de chegar à Premier League. Mas isso é história para outro texto do PELEJA. Agora, sempre que você assistir ao Liverpool ou à Holanda em campo, saiba que uma das grandes responsáveis por aquela zaga equilibrada é Hellen Fo Sieeuw, a heroína e a eterna inspiração de Virgil.






ASSISTA

bottom of page