
Sabia que no Brasil, a prática do futebol por mulheres era proibida por lei até o final da década de 70? De lá pra cá algumas coisas mudaram, mas o futebol feminino ainda luta por mais espaço na mídia em geral, e não só no Brasil.
Na Espanha, a modalidade tem batido recordes de audiência. Em 2019, os estádios lotaram para assistir o Atlético de Bilbao e o Atlético de Madri, por exemplo. Muitos clubes do masculino passaram a investir em equipes femininas depois de perceberem o crescimento e as transmissões dos torneios na TV.
Com o aumento da visibilidade, cresce também a torcida. Nuria Cebrián Bernabé, que tinha apenas 8 anos na época, é uma torcedora fanática do Levante. Indignada com a falta de um álbum da liga espanhola feminina, ela escreveu uma carta diretamente à fabricante de figurinhas. Sua mãe compartilhou o texto da filha nas redes sociais.

Nuria Cebrián segurando a carta que escreveu e uma das primeiras figurinhas recebidas. Foto: Reprodução
Na carta, a menina informou à Panini que havia muitos times bons na liga feminina, como seu Levante, e até o rival Valencia. Ela pediu um álbum da liga espanhola com suas ídolas estampadas, e termina o texto com a frase: “Meninas ao poder”.

Carta escrita por Nuria à Panini. Foto: Reprodução.
Ao contrário do que acontece no futebol masculino, não é comum a produção de álbuns de figurinha de campeonatos nacionais femininos. Outras duas garotas irmãs, torcedoras de Sevilla e Barcelona, também sentiam falta de tirar as craques do time do coração nos pacotinhos.

María Vázquez e as filhas em jogo do Sevilla contra o Levante nas Oitavas de Final da Copa da Rainha 2020. Foto: Arquivo pessoal/ MariquillaVC
A mãe das meninas decidiu então produzir ela mesma duas páginas com figurinhas de Sevilla e Barcelona. Depois de ver a repercussão positiva no Twitter e a vontade das garotas em colecionar mais e mais cromos, ela resolveu fazer o álbum inteiro. Mas muitas fotos de times nunca haviam sido sequer registradas pela mídia. A dificuldade maior era encontrar fotos de elencos atualizadas na internet.
Sem pensar em desistir, ela marcou alguns clubes espanhóis e, para sua surpresa, várias jogadoras dos clubes responderam e se encarregaram de tirar as fotos dos elencos. Resultado? Um álbum praticamente completo e atualizado em 2018. As próprias atletas ficaram orgulhosas de terem seus rostos estampados e chegaram a compartilhar suas figurinhas nas redes sociais.

Cromos enviados pelos clubes e assinados pelas jogadoras. Foto: @MariquillaVC

Álbuns produzidos por María Vásquez. Foto: @MariquillaVC
Em entrevista ao jornal El Diario, Maria Vasquez comemorou o sucesso de sua iniciativa: